Em Malmö, Suécia, 30% dos cidadãos usa a bicicleta todos os dias para ir estudar ou trabalhar; um dos motivos pelos quais em 2013 se tornou uma das 20 cidades mais adequadas do mundo para o ciclismo urbano, segundo o site Copenhagenize.
Naquele mesmo ano a cidade colocou em ação um plano de 47 milhões de euros para financiar diferentes iniciativas que pretendem elevar esta cifra. Nesse contexto, no início do ano de 2014 foi inaugurada a Estação Central de Malmö, a terceira estação intermodal mais importante da Suécia - um novo estacionamento público para 1.500 bicicletas que é um verdadeiro centro de ciclismo devido aos serviços que oferece.
Bicicletas em uma estação intermodal
Bombas de ar, uma loja de bicicletas, áreas de descanso, telas com os horários dos trens e até uma ducha são alguns dos serviços que este estacionamento oferece; além disso, a estação conta também com vagas especiais para bicicletas de carga.
Em relação a este novo lugar concebido e projetado para que mais pessoas façam da bicicleta seu principal meio de transporte, o secretário do município de Malmö, Johan Fridh, disse que “não nos deteremos aqui. Possivelmente veremos a necessidade de estacionamentos de bicicleta em outros lugares como Varnhem e Södervärn.”
O estacionamento, chamado Ride & Bike, conta com acessos diferenciados para pedestres e ciclistas, facilitando os deslocamentos dos diferentes usuários. Por isto, quando os ciclistas chegam ao local, devem passar por uma rampa diferente daquela dos pedestres, podendo entrar na estação ainda guiando suas bicicletas.
Um estacionamento de bicicletas construído debaixo da água
Ride & Bike possui 2.500 m² que se dividem em duas áreas: uma externa e outra interna. A primeira tem capacidade para 800 bicicletas, está aberto todos os dias durante 24 horas e conta com guardas, mas não conta com vagas para bicicletas de carga.
Por outro lado, na área interna - construída abaixo do canal de Malmö - podem ser estacionadas 700 bicicletas e é necessário pagar uma taxa mensal de US$ 11. Nesta parte do estacionamento, porém, todos os serviços podem ser acessados, inclusive as vagas para bicicletas cargueiras e as duchas.
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Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.